TRANSAMÉRICA SJN
Publicidade
ENSINO DE ROBÓTICA SERÁ OFERECIDO GRATUITAMENTE DURANTE A PANDEMIA
16/07/2020

Proposta surge de um professor de matemática que já desenvolve o projeto em escolas do município.                      

 

       Algumas técnicas ligadas a educação através da robótica poderão ser adquiridas de forma gratuita durante este período de pandemia por mensagens de  whatsapp. Trata-se de um projeto intitulado PRES (Projeto de Robótica Educacional Sustentável) idealizado pelo professor de matemática Carlos Leonardo de Alcântara Almeida (Prof. Léo), que já estava sendo aperfeiçoado nas escolas das quais o professor leciona e agora será expandido para toda a comunidade através de uma parceria formada com outro projeto que funciona com moldes parecidos em Fortaleza-CE.          

 

     Em entrevista ao Programa Radar Transamérica nesta quinta-feira (16), Carlos Leonardo informou que essa parceria tem lhe proporcionado bastante material explicativo da área, como e-books e vídeos, que já estavam sendo compartilhados com seus alunos e que agora serão também oferecidos para todos aqueles que se interessarem pelo assunto. “Não tem custo para participar do projeto que vai estar aberto para toda a comunidade durante a pandemia, porém, quando retornarmos as aulas, aí sim o conteúdo vai ser específico para alunos das unidades escolares que o projeto estiver funcionando” – disse.               

     Segundo o professor, o aluno terá suporte técnico na construção de seus protótipos e poderão utilizar materiais recicláveis, de baixo custo em seus projetos, em casa. “Entrando em contato vamos enviar a parte escrita, vídeo tutorial e tanto eu como aqueles que já fazem parte da Robótica Sustentável vamos dar esse suporte”. Pela proposta, será uma atividade por semana durante 42 dias e quem quiser participar poderá entrar em contato pelo whatsapp do projeto – (32) 99841 6436.             

     Carlos Leonardo, professor de matemática, conhecido no meio educacional em São João Nepomuceno por buscar alternativas diferenciadas para a aprendizagem de seus alunos, atualmente vem se dedicando na utilização de recursos da robótica como auxilio da difusão do conhecimento. Segundo ele a ideia surgiu em 2008, porém, somente a partir de fevereiro deste ano o projeto ganhou forma quando, com investimentos próprios de cerca de R$ 12.000,00, fez a aquisição dos equipamentos e começou a desenvolvê-lo entre alguns alunos da Escola Estadual Gabriel Arcanjo de Mendonça (Polivalente) e também para alunos da Escola Municipal Dr Augusto Glória. “O projeto começou em fevereiro e durante a pandemia eu me reinventei para que o mesmo não caísse em esquecimento e através das redes sociais estamos postando conteúdos uma vez por semana para que esses alunos sintam-se motivados, a terem  oportunidade de estudar e fazer”- explicou o professor que ainda salientou que o projeto é facultativo para o aluno.             

     O projeto consiste em 3 tipos de robótica, MAKER, ARDUINO E LEGO e tem como público alvo alunos do Ensino Fundamental ll (6º e 9º anos), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso técnico.  Interessados em apoiar o projeto podem fazer a doação de materiais recicláveis ou ainda adquirir componentes eletrônicos para serem repassados aos alunos participantes. Maiores informações pelo fone/whatsapp: (32) 99841 6436, ou nas redes sociais: instagram @pres.robotica.sjn e facebook - @profleomatsjn.  

Fonte: Redação
Atendimento
Rua José Juliano Rigolon - São João Nepomuceno/MG
Ligue agora
(32) 3261-1860
Horário de atendimento
08:00 AS 18:00 HS